25 de março de 2010

Redes Sociais ou Redes Babacas ?


Segundo o Darpa, órgão de pesquisa militares americanos, o maior uso das mídias sociais seria… fazer o bem. Meio equivocado para algumas pessoas um órgão de pesquisa tão bem conceituado falando isso. Muita gente culta e até as mais ignorantes acessam redes sociais, mas sempre as duas caem no clique de usarem para mesma finalidade.

Se busca nas redes sociais realmente somente informações, ou até mesmo ajudar ao próximo ... Creio que não!? O entretenimento é a principal função de muita gente entra nesta redes tão populares e populosas. Saber da vida de uma amiga que tirou foto com a Lady gaga, ou simplesmente sorrir pelo fato de ver uma piada de alguém, ou ainda alguém sendo a piada.

Tem raros casos que a rede pode ser usada para abrir uma reivindicação as autoridades pedindo melhorias, ou simplesmente desabafos de dramas reais. Ajuda para doação de órgãos,sangue, alimentos, roupas ou simplesmente uma atenção visual. Tudo esta disponível resta sairmos da nossa zona de conforto e partimos para nossa zona de confronto.

Aqui no Brasil é complicado ter essa visão um tanto intelectual, pois os apelos da mídia são voltados para os hormônios, fofocas, e historias dramáticas no intuito de força sua audiência em um determinado programa.

Se essa mesma mídia te levasse a pensar de verdade algo que vale apena como teu próprio crescimento cultural, teria um revolução dentro do país. Veja os país desenvolvidos... pronto os dos mais novos milionários investe em redes sociais com uma certa inteligência e desenvolve suas redes em país não muito desenvolvidos e em um segundo o cara ta milionário.
A pergunta é o que é mais fácil investir na mídia para ser um leitor, um cidadão culto e um futuro eleitor verdadeira consciente, ou um mero consumidor de produtos da moda ?

Fica a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário