13 de julho de 2010

Dia do Rock [part. 01]





No dia 5 de julho de 1954 em meio a crises raciais entre outros conflitos vai surgindo um feto de um ritmo alucinante e mais conhecido em todo mundo. Uma mistura do blues com o country norte americano. No sul dos Estados Unidos essa mistura meio louca, pois o Blues era algo popular para os negros e mestiços e o Country na esta inserido fortemente no contexto dos brancos. Posso até acreditar que foi algo divino mesmo juntar duas culturas tão distintas na época em nome de um estilo musical que começava a nascer. Posso dizer que a revolução começou em seus primeiros dias de vida.

Agora a parte difícil é agora falar em nomes... Tem grandes nomes que fizeram história e ainda fazem como o Chuck Berry, O Elvis, e Bill Haley entre 1954 e 1955. Logo na sequência veio little Richard e Chuck Berry com seus grandes sucessos lançando o álbum ‘’ Chuck Berry is on the top’’, em 1961 Jerry Lee Lewis e 1962 o grande Ray Charles com um contexto bem original. Claro que não acabou por aí estou falando somente dos pioneiros do Rock afinal o Rock tem várias linhas, por ser um estilo livre e rico em matéria de acordes e ritmo.

Naquele tempo o Rock uniu alguns brancos e negros foi mais que um simples estilo musical foi uma metanóia cultural. Pode ter certeza toda mudança trás uma certa confusão e muita gente não aceitava. Hoje em dia não mudou muito 50 anos de Rock e ainda tem muito disso em nosso meio.

Os Estados Unidos foi meio que um pioneiro, porém, não quero acreditar que em outros lugares e outros artistas que não citei ou não fez tanto sucesso aqui já não fazia o seu ‘’Rockzinho’’ caseiro afinal o mundo não era tão globalizado assim. Contudo não demorou muito para essa febre tomar de conta de todo o mundo e por quê não dizer universo.







Chegando com extrema força na Inglaterra que já tinha um grande seleiro musical. Os meninos de Liverpool começaram em 1960 com uma banda , mas foi em 1964 que o mundo começou a conhecer esses grandes garotos. Além de uma banda ser uma incrível banda, foi o um dos atos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música.

Eu vejo que o que fez ela se tornar assim tão eterna foi a diversidade musical. Você pode ouvir um pouco de tudo nos Beatles. Do Rock tradicional até mesmo alguns arranjos de bossa nova. Sem falar das letras que também é um show a parte. Até hoje é grande influências para bandas que surgem seja na Inglaterra ,ou, em qualquer buraco no mundo.

Mas nos anos 60 não era só Beatles não. Tinha vários compositores e grandes artistas se destacando. Um dos grandes nomes foi Bob Dylan em 1965 uma sonoridade brilhante com uma certa leveza, contudo você pode sentir a musica dentro de você. Eu infelizmente não tenho muito acervo dele gosto muito dos clássicos, mas você pode pesquisar ai no Google e ver que o cara se garante. Grandes bandas nacionais aqui no Brasil o tinham como um ícone e fonte de inspiração os Paralamas do Sucesso é uma delas (Só para constar os Paralamas e de 1980).

Então vamos entra numa das épocas mais fascinantes, os anos 70. Surge a grande separação de águas digamos assim. As tribos começam a surgir e o rock vai se dividindo de um lado America e do outro a Inglaterra. Aparece o Hard Rock, o Punk Rock, o Metal e o Progressivo. Grandes lendas vem ao mundo e ficam eternamente.
Bandas como Deep Purple, Iron maiden, Led Zeppelin, Black Sabbath e a o Pop Rock com uma misttura de soul dos Jackson´s Five deixam essa esse período cheio de estilo e com grandes produções jamais vistas. Muito brilho e ousadia nas roupas e letras que falam de morte,amor, fé, desprezo, caos e sempre uma boa pitada de critica.

Black Sabbath foi uma banda de Heavy Metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação "histórica" é composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Comecei a ouvir eles no jogo rock’ n roll race nossa viajava demais mesmo. Ainda hoje ouço não com a mesma freqüência de antes.

Outra banda que escultei muito e me influenciou bastante foi o Iron. Eu já tive um inicio de forma uma banda de Metal e eu só queria ser o Buce(Vocal), mas não deu pra mim ele tem um timbre muito alto ficou conhecido e aclamado por quebra taças de cristal com tamanha a potencia vocal dele, então sem chance para mim .Voltando a falar do Iron Maiden também é da Inglaterra foi formada em 1975 pelo o Steve Harris. Os caras eram de Londres mesmo foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden" foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme ‘’O Homem da Máscara de Ferro’’. Possui um dos maiores vocalista que esse mundo já viu o Bruce Dickison. Já fizeram vários shows aqui no Brasil. Infelizmente não fui nenhum show deles ,mas um dia ainda vou.

E não posso esquecer do Led Zeppelin. Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). Essa banda ninguém colocava fé no inicio da carreira dela o The Who(outra grande banda) então nem se fala. Contudo mostraram que apesar do nome meio esquisito referente ao balão Zeppelin, que houve todo um aciente e etc e tals... Eles influenciaram uma geração com letras muito boas e com um jeito bem original de tocar as roupas era meio estranhas, porem não acho estranha se você for olhar para o ‘’Restart’’. Não devia nem sujar meu post falando desse caras... Já foi. O Led foi um dos mais populares na década de 1970 e da história do rock. Célebre pela sua inovação e por ser um dos criadores do heavy metal,a banda também incorporou elementos de gêneros como rockabilly, reggae, soul, funk, jazz, entre outros. Verdadeiramente uma banda completa musicalmente pena que acabou. Chagaram a fazer um show de volta mas foi uma volta por uma noite digamos assim.

Depois de todas essas eras o que se ver são as vezes bandas tentando se inspirar ou fazer algo totalmente diferente porem sem amor, sem paixão pela musica em si. Vemos hoje fillhinhos de papai dando uma de Roqueiro. Olhe para esse caras e veja que eles largaram família ou ate mesmo estudaram muito musica ou não estudaram não nada contudo se doaram de corpo e alma.

Nos anos 80 o metal e hard rock chega as igrejas vemos o surgimento de uma banda que tem muito estilo e por ser cristãos eles foram vitimas de critica dentro e fora da igreja. Não poderia deixar de falar do Stryper.




O Stryper é uma banda norte-americana de glam metal da Califórnia, cujas letras são baseadas no cristianismo. Formada em 1983, é considerada a pioneira do gênero "Metal Cristão". Essa banda com certeza foi minha grande influência para ir para igreja porque vi que na igreja também tinha gente doida igual a mim. Muita gente não compreendeu o propósito dessa banda e criticaram chamaram de gays e tanta coisa do gênero. Eles são cristãos de verdade mesmo comprometidos com seu som mas também com suas vidas. Gosto muito de uma musica deles em especial ‘’ To hell with the devil’’ e ‘’Soldiers under command’’. Que concerteza é um dos grandes hits da banda. O Stryper fez relativo sucesso nos anos 80 e no início dos anos 90, tocando com grandes bandas como Dio, White Lion e Keel entre outros.

Em fevereiro de 1992, o vocalista Michael Sweet sai da banda para dar início à sua carreira solo. A banda tenta continuar por mais algum tempo, como um trio, apenas para finalizar suas atividades alguns meses depois. No entanto, para alegria dos fãs, a banda foi novamente reunida em 2003, inicialmente com Tim Gaines no baixo, que depois foi substituído por Tracy Ferrie, antigo baixista das bandas Whitecross e Guardian. Posteriormente Gaines volta à banda, revezando com Tracy o palco do Stryper.
Em 12 de Agosto de 2006, o Stryper se apresenta pela primeira vez no Brasil, na casa de shows Via Funchal, na cidade de São Paulo, com Tracy Ferrie no baixo. E eu também ainda não tive a oportunidade de ir a um show deles, tinha uma banda em Teresina que tirava cover dele era a Emergencia os caras era muito bons mesmo, mas em fortaleza não conheço ninguém que tire cover deles.
E só para finalizar no Stryper. Eu não falei sobre a origem do nome muito bom isso. O nome "Stryper" é referência à palavra "stripes", do verso 5 do Capítulo 53 do livro bíblico de Isaías:
Em inglês, na Bíblia versão King James: "But he was wounded for our transgressions, he was bruised for our iniquities: the chastisement of our peace was upon him; and with his Stripes we are healed.''

Em português, na Bíblia NVI: "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."
Vou finalizar por aqui depois faço Dia do Rock II falando das bandas daqui do Brasil.

Um comentário: