17 de julho de 2010

Dia do Rock [Part.II ]





O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock around the Clock", de Bill Haley & His Comets (trilha do filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme. Em uma semana a canção já estava no topo das paradas (mas Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, tirando a irônica "Cansei do Rock", em 1961). Em dezembro, a mesma canção recebia versão em português, "Ronda das Horas" (por Heleninha Ferreira) e outra gravada por um acordeonista, não tão bem sucedidas quanto a "original".

Nora Ney, nome artístico de Iracema de Sousa Ferreira, (Rio de Janeiro, 20 de março de 1922 — Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2003) foi uma cantora brasileira. Antes de ser eleita "Rainha do Rádio de 1953", Iracema de Souza Ferreira se apresentava como Nora May. Uma fã desavisada trocou as bolas, e ela acabou assumindo o Nora Ney.

O Rock aqui no Brasil apareceu de uma forma meio sem querer como podemos perceber.Depois veio Roberto Carlos alguns anos depois com a Jovem Guarda uma espécie de concorrência ao que esta rolando no mundo a fora. Tinha grande bandas como The fever´s , The Original´s... Entre eles o grande Erasmo Carlos que fez grande composições, contudo todos esses artista sempre tiveram um certo pé no Pop. Aqui no Brasil não teve grandes movimentos como Woodstock de tamanhas repercuções e preconceitos em suas idéias e apologias. Aos troncos e barrancos nosso Rock foi resistindo mas sempre tendo algum tipo de influência com as tradições brasileiras.

Desafio você procurar no Google ou Wikipédia... Ou qualquer lugar e não vera grandes revoluções com o Rock brasileiro. Você vai ouvir a revolução chegando com o samba de Chico Buarque, ou Gilberto Gil e seu exílio. Contudo Rock distorção e a rebeldia do Rock life style não existia.

Porém houve uma certa popularização do rock brasileiro com o surgimento nos anos 70 e se consagrando sucesso Raul seixas. Ele influenciou gerações do Rock como também tinha poesia em suas canções, junto com um desejo de mudar o cenário brasileiro social. Sempre com letras cheias de criticas mas com uma qualidade melódica incrível.
Os anos 80 ficaram marcados mesmo foi com o surgimento do Barão vermelho , Legião urbana, engenheiros do Hawaii , Titãs, Paralamas do Sucesso ( que na minha opnião é a mais completa das bandas brasileiras) entre outras como Capital Inicial. Com o aparecimento dessas bandas outra bandas do lado underground fora surgindo também no caso o Punkrock dos anos 90, e o Metal com suas raízes no fim dos 80 e começo dos 90.

O Mundo teve grandes artista aqui tivemos meros poetas. Não considero o Cazuza como um grande cantor. Ele tem letras incríveis mas desafinava que só... O que fez ele ser tão eternizado foi seu estilo e a forma de ver o mundo e isso no Brasil não vemos nas bandas. Aqui tem muito a questão de buscar fama ganhar grana e viver bem.
As grandes revoluções na vida e no mundo não começam assim antes o Rock era visto apenas como um meio de expressão e extravasar ou protestar algo que era de direito. É essa a grande essência do Rock.

Claro que você pode fazer musicas românticas, mas não faça para vender faça de coração, corpo e alma. O que mais admiro nas bandas Gospel tanto nacionais como internacionais é isso. Fazem as musicas geralmente com experiência própria ou coisas que eles vêem ou sentem. APC16(É hip hop) , Oficina g3, Rodox (antes de acabar), Resgate e entre outras.




Então tem que ser assim seja no Rock ou em qualquer lugar se você não fizer com paixão ou com muito amor nada ira para frente. Tudo tem que ter um propósito e um projeto bem definido. E vou finalizar com uma frase de Raul; ‘’ Sonho que se sonha só,é apenas um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha em conjunto é realidade.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário